A travessia em “stand up paddleboard”


Este ano comemora-se o quadragésimo aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens, a reserva mais antiga de Portugal. Neste âmbito realizou-se o evento: Watermen Challenge 2011 -Travessia Selvagem Grande-Selvagem Pequena em Stand Up Paddleboard (SUP).
A travessia em stand up paddleboard é um evento que se enquadra nas comemorações do quadragésimo aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens e consistiu na realização de uma travessia em stand up paddleboard (SUP) entre as ilhas da Selvagem Grande e Selvagem Pequena, denominada “Selvagens 40 anos na Onda da Conservação/Watermen Challenge 2011”, no passado dia 2 de Agosto. A transversalidade desta actividade proporcionou a divulgação da biodiversidade daquela que é a mais antiga Reserva de Portugal, através de um feito desportivo com repercussões a nível Mundial, bem como sensibilizar os jovens para a prática de desportos não poluentes.
A entidade promotora foi o Serviço do Parque Natural da Madeira em colaboração com o Centro Treino Mar da Madeira e contou com o apoio de várias empresas e entidades, tais como, a Empresa de Cervejas da Madeira, Grupo Sá, Direcção Regional do Turismo, Madeira Island Surf Shop, para além de todos os outros parceiros associados às comemorações do quadragésimo aniversário da Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Objectivo…

Através desta iniciativa objectivou-se estimular a preservação e valorização do património natural, permitindo através deste tipo de acção de sensibilização ambiental aproximar ainda mais as reservas das populações. A abertura destes espaços conduz a um melhor e mais atractivo usufruto dos mesmos pela população, tendo como retorno um maior empenho na sua preservação.

Retorno…

A garantia de que este constitui um evento com alta projecção mediática é assegurado pelo envolvimento de um parceiro estratégico como o conceituado fotógrafo/jornalista francês Maxime Houyvet, cuja cobertura será publicada em revistas internacionais da modalidade desportiva. Por outro lado, esta iniciativa pretende divulgar a biodiversidade daquelas ilhas, o destino Madeira enquanto local para férias activas e uma modalidade desportiva/lazer não poluente com grande potencial para o usufruto, mesmo do ponto de vista económico, das nossas reservas marinhas.

Atletas…

Foram convidados atletas de craveira internacional, como sejam o dinamarquês Casper Steinfath e o inglês John Skye, intitulado como um dos windsurfers de topo da Grã Bretanha, sendo um velejador popular e respeitado entre os profissionais de topo dos campeonatos mundiais e da imprensa de windsurf. 
 

publicado por Pedro Quartin Graça às 06:40 | link do post | comentar