Jornal da Madeira

Força Aérea celebra 58º aniversário da Madeira
Monumento comemorativo
A Força Aérea Portuguesa celebrará, a partir de hoje e até 4 de Julho, na Região Autónoma da Madeira, o seu 58º Aniversário. 
O arranque destas comemorações terá lugar hoje, pelas 15.00 horas, no salão nobre do Governo Regional da Madeira, onde será realizado o lançamento do livro “A Aviação na Madeira”. 
Às 16H00, na Praça da Autonomia, no Funchal, será inaugurado, com a presença de Alberto João Jardim, um monumento alusivo ao 58º Aniversário da Força Aérea com o sobrevoo de aeronaves. 
Seguidamente, pelas 16H30, na Praça do Município, a Banda de Música da Força Aérea (BMFA) realizará uma Tattoo Militar. Pelas 17H00, na Escola Secundária Francisco Franco, abrirá portas a Exposição Temática, com mostra de actividades e apresentação de meios operacionais, que estará patente ao público até às 23H00 do dia 4 de Julho. 
Amanhã, entre as 11H00 e as 17H00, o Aeroporto da Madeira receberá uma exposição estática de aeronaves, com meios aéreos das Esquadras da Força Aérea. A encerrar este evento, pelas 17H30, será realizada uma demonstração da Patrulha Acrobática da Força Aérea, Rotores de Portugal. Pelas 21H30, a BMFA dará um Concerto no Centro Cultural e de Congressos de Porto Santo. 
No dia 28 de Junho, às 17H00, os Rotores de Portugal efectuam nova demonstração em Câmara de Lobos e às 21H30, no Centro das Artes – Casa das Mudas, na Calheta, a BMFA dará mais um Concerto repetindo a actuação no dia 30, à mesma hora, no Parque de Santa Catarina, no Funchal. 
No dia 1 de Julho, pelas 15H00, a ilha de Porto Santo recebe a demonstração dos Rotores de Portugal e no dia 2, às 22H00, será realizado o Concerto Oficial pela BMFA com a participação da cantora Vânia Fernandes no Auditório do Casino do Funchal. 
No dia 3 de Julho, pelas 09H30, será celebrada a Missa de Acção de Graças na Igreja do Colégio, no Funchal. Às 11H30, na Avenida do Mar, terá início a Cerimónia Militar que findará com os desfiles das Forças em Parada e das aeronaves da Força Aérea. Pelas 16H30, será realizado, na Baía do Funchal, um Festival Aéreo com a presença de cerca de 40 aeronaves da Força Aérea. 
No dia 4 de Julho, às 11H00, nas Ilhas Selvagens, será implantada uma Placa alusiva à presença da Força Aérea no ponto mais a Sul de Portugal. 
Também entre os dias 27 de Junho e 4 de Julho serão proporcionados Baptismos de Voo nas aeronaves C-295 e ALIII.
Estes eventos têm como objectivo divulgar a temática aeronáutica, as actividades, a capacidade técnica e a competência profissional do pessoal da Força Aérea junto da população em geral e da juventude em particular, promovendo e fortalecendo a coesão e o espírito de corpo entre todos os participantes, bem como exercitar as capacidades de planeamento, comando, controlo e execução dos diversos órgãos envolvidos.
publicado por Pedro Quartin Graça às 09:19 | link do post | comentar