Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Parques EContactar Reserva Natural das Ilhas Selvagens

Tel.
+351 291 214 360
Fax
+351 291 214 379
Morada
Quinta do Bom Sucesso, Caminho do Meio
9050-251 Funchal

Descrição
São ilhas oceânicas de origem vulcânica e são constituídas pela Selvagem Grande, Selvagem Pequena e Ilhéu de Fora.

A Selvagem Grande apresenta um relevo bastante acentuado e uma extensa zona planáltica com agrestes falésias vulcânicas resultantes da erosão. O ponto mais alto é atingido no Pico da Atalaia a 163m;

A Selvagem Pequena apresenta forma irregular, perfil baixo e achatado, sendo quase totalmente coberta por areia calcária de origem marinha; o Ilhéu de Fora é ainda mais baixo e também coberto por areia calcária. As altitudes máximas são atingidas no Pico do Veado, com 49m e no Pitão Pequeno com 18m, na Selvagem Pequena e no Ilhéu de Fora, respectivamente.

O acesso a estas Ilhas é por via marítima, não existindo viagens regulares.

Foram descobertas pelos Portugueses no século XV (1438). Locais inóspitos, com excepção da Selvagem Grande, e inexistência de água, levaram a que estas ilhas não fossem usadas para a colonização humana, embora tenham sido feitas algumas tentativas, das quais ainda existem alguns vestígios na Selvagem Grande (muros de pedra, uma velha cisterna e respectivas canalizações).

A fauna vertebrada das Ilhas Selvagens é caracterizada pelo elevado domínio das aves marinhas nidificantes e pela ausência de mamíferos nativos. É aqui que existe a maior colónia de Cagarras (Calonectris diomedea) de todo o Mundo. A cobertura florística terrestre é muito rica apresentando 11 espécies endémicas destas ilhas.

Estas ilhas são Reserva Natural Integral desde 1971 receberam o Diploma Europeu para as Áreas Protegidas e pertencem à Rede Natura 2000.













publicado por Pedro Quartin Graça às 09:37 | link do post